
Neste mês de novembro, marcado pela campanha Novembro Azul, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza um mutirão de conscientização e prevenção do câncer de próstata. A ação acontece neste sábado (8), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e no Cican, unidades da rede pública de saúde, e oferece exames de PSA e consultas com urologistas, com o objetivo de promover a detecção precoce da doença.
Considerada uma das doenças mais comuns entre os homens, o câncer de próstata pode ter cura se diagnosticado no início. O urologista e coordenador do Hospital do Homem no HGRS, Joabe Carneiro, destaca a importância dessa conscientização. “Novembro é o mês de intensificarmos as campanhas e os exames, como o PSA e o toque, para que mais homens se previnam contra o câncer de próstata. A recomendação é que homens a partir dos 45 anos, especialmente aqueles com histórico familiar de câncer ou com pele negra, comecem a fazer os exames. Para os outros, a orientação é a partir dos 50 anos”, explica.
A importância da prevenção é reforçada por pacientes que participam da ação. Jader Souza, que realizou o exame de PSA no HGRS, acredita que a saúde deve ser prioridade o ano todo. “A saúde é nossa maior riqueza, e é importante se cuidar não só em novembro, mas sempre. Esse mutirão é uma excelente oportunidade para os homens se conscientizarem sobre a importância da prevenção”, afirma Jader, que completa 44 anos justamente no mês do Novembro Azul.
Outro paciente, Roberto Luiz Santana, que fez o agendamento para realizar o exame pela primeira vez, destaca a mudança no estigma relacionado à saúde masculina. “Existia um estigma, né, de que homem não vai ao médico, mas agora vejo que está mudando. O atendimento aqui está bem orientado, e é bom sempre se cuidar”, comenta Roberto.
Ações no interior do estado
Neste fim de semana, 20 Policlínicas Regionais da Bahia estarão operando nos municípios de Teixeira de Freitas, Itabuna, Alagoinhas, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, entre outros, oferecendo 6.584 atendimentos, incluindo 2.166 consultas especializadas e 4.418 exames.
A ação faz parte da parceria Bahia-Brasil, com o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que destinou R$ 100 milhões ao estado para ampliar a oferta de serviços de saúde e reduzir filas de espera. Desde 2017, as policlínicas realizaram mais de 8,7 milhões de atendimentos.
A estratégia de regionalização, ressaltada pela secretária Roberta Santana e pelo coordenador Marcos Pereira, visa fortalecer o SUS e melhorar o acesso à saúde especializada em todo o estado.
Fonte: Bnews.