Cerca de 120 pessoas embarcaram ao longo das cinco paradas existentes do trecho experimental, que opera em sistema de ida e volta.
Por: Lucas Gravatá

Neste sábado (31), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador realizou sua primeira viagem-teste com participação de moradores, no trecho entre a Estação Calçada e o Lobato, em um marco do projeto de mobilidade urbana conduzido pelo governo do Estado. A atividade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), autoridades estaduais, imprensa e usuários da região, simbolizando um passo significativo na retomada do transporte ferroviário na capital baiana.
Pela manhã, cerca de 120 pessoas embarcaram ao longo das cinco paradas existentes do trecho experimental, que opera em sistema de ida e volta. A viagem permitiu que moradores acompanhassem de perto o funcionamento do VLT, avaliando aspectos como conforto, aceleração e integração entre as estações.
Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o valor de incluir a população nesse momento de testes, afirmando que “acolher a população tem um significado muito grande. Eu estou falando do pertencimento de quem mora aqui”. Ele reforçou ainda que a vistoria e acompanhamento diário das obras acontecem em todos os trechos e que o governo trabalha com a meta de entregar o sistema no início do segundo semestre de 2026.
Para o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a participação de passageiros representa uma nova fase dos testes. Segundo ele, a etapa com moradores ajuda a população a se familiarizar com o modal, e os trabalhos nas demais paradas serão intensificados após o Carnaval.
Projeto em andamento
O Trecho 1 da linha, que liga Calçada à Ilha de São João, já supera 50% de execução, com mais de 21 quilômetros de via permanente implantados, incluindo 4 quilômetros energizados no segmento Calçada–Lobato. Reformas, construção de paradas e intervenções urbanas seguem em diferentes frentes, refletindo o avanço das obras do VLT, que promete maior integração ao metrô e outros equipamentos de mobilidade da capital.
Impacto na mobilidade
O projeto do VLT é visto pelo governo estadual como uma das principais intervenções em mobilidade urbana na Bahia, voltando a oferecer transporte ferroviário de passageiros em uma região historicamente dependente do transporte sobre trilhos. A expectativa é que, após a fase de testes assistidos, o sistema entre em operação comercial ainda no segundo semestre de 2026.