Por: Lucas Gravatá

O caso da morte do cachorro comunitário conhecido como Orelha causou comoção em todo o Brasil e ganhou repercussão internacional, como o posicionamento do ator Paul Wesley, que interpreta Stefan Salvatore na série The Vampire Diaries, e o baterista do System of a Down, uma das maiores banda de metal do mundo.
Na quarta-feira (28), o ator Paul Wesley, compartilhou em suas redes sociais um post sobre o caso do cão Orelha, agredido brutalmente por adolescentes na Praia Brava, região norte de Florianópolis, em Santa Catarina. A imagem traz uma montagem do cachorro Orelha, que pede justiça pelo animal.
O post, compartilhado em seu story, foi originalmente publicado pelo perfil oficial do governo de Santa Catarina, em colaboração com órgãos estaduais da Polícia Civil, Secretaria de Meio Ambiente e a Delegacia de Proteção Animal. Na legenda, o Executivo estadual diz: “estamos atentos, acompanhando cada etapa da investigação e cobrando justiça. Orelha não será esquecido!”
O governo catarinense detalha as ações efetuadas pela Polícia Civil na apuração do caso, onde foram cumpridos mandatos de busca e apreensão em residências de adolescentes e dos responsáveis legais, com celulares e dispositivos eletrônicos sendo levados para análise.

Quem também se posicionou sobre o caso, foi John Dolmayan, baterista do System of a Down, uma das maiores banda de metal do mundo.
O integrante da banda compartilhou uma foto de Orelha com descrição de quem cometeu o crime. Na legenda, John cita que é “compreensível” a existência de uma “raiva justificada direcionada aos autores deste crime horrível contra este cão amoroso.
John ainda recomenda aos pais dos acusados que incentivem os filhos a olharem para seus erros, em vez de “esconderem internacionalmente” e acrescenta que eles devem ser ensinados a ter empatia e respeito.
“Meu conselho é ensinar-lhes compaixão, tanto nas ações tomadas contra eles quanto na punição que recebem. A raiva é justificada, mas a maneira de punir alguém que não tem empatia deve ser ensinando-lhe empatia e respeito”, complementa o baterista.
O cantor gospel norte-americano, Jimmy Levy, também comentou sobre o caso. Em um vídeo publicado no seu perfil do Instagram, ele pede que o governo de Donald Trump expulse do país os responsáveis pela morte de Orelha para que a justiça possa ser feita.
Para além dos palcos, o astro do cinema Dave Bautista, de Guardiões da Galáxia, se pronunciou ao repostar em seus stories um post pedindo justiça por Orelha.
Orelha
O animal, de aproximadamente 10 anos e era conhecido e cuidado por moradores da Praia Brava, região norte de Florianópolis, foi encontrado gravemente ferido e acabou submetido à eutanásia devido à gravidade dos ferimentos, no início do mês de janeiro.
O caso começou a ser apurado pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) após denúncia anônima. As investigações apontam quatro adolescentes como responsáveis pelo crime de maus-tratos e três adultos investigados por suposta coação a testemunhas durante o processo.
De acordo com as investigações, quatro adolescentes foram identificados como suspeitos de maus-tratos contra o animal. A apuração se baseia em imagens de câmeras de segurança e em depoimentos colhidos pelas autoridades. Além da morte de Orelha, os jovens também são investigados por uma tentativa de afogamento de outro cachorro comunitário, conhecido como Caramelo.
Autoridades informaram que o caso é acompanhado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com participação de promotorias especializadas em infância e juventude e meio ambiente, dada a condição dos envolvidos e o teor ambiental da ação.