Por: Redação Alvoroço

Em uma movimentação que busca alinhar a sinalização urbana à realidade geográfica e histórica da capital baiana, a concessionária CCR Metrô Bahia oficializou a alteração do nome da Estação Rodoviária (Linha 2) para Estação Iguatemi. A mudança passa a valer a partir das 0h de terça-feira (20), quando o novo terminal começa a operar no bairro de Águas Claras, às margens da BR-324.
O Fim da Confusão Geográfica
A atualização, que já começou a ser refletida nos painéis luminosos, avisos sonoros e mapas do sistema, atende a um antigo desejo da população local e visa reduzir a confusão de turistas e novos moradores.
A principal motivação para o “rebranding” da estação é a transferência da antiga Rodoviária de Salvador para o novo terminal em Águas Claras. Com a desativação do terminal de ônibus intermunicipais no bairro do Caminho das Árvores, manter o nome “Rodoviária” na estação de metrô adjacente ao Shopping da Bahia tornou-se um problema logístico.
O Que Muda para o Passageiro?
Embora a estrutura física da estação permaneça a mesma, a atualização será gradual nos seguintes pontos:
- Sinalização Visual: Placas de identificação na plataforma e nos acessos externos.
- Mapas de Linha: Atualização dos diagramas fixados dentro dos trens.
- Avisos Sonoros: A “voz do metrô” já começa a anunciar a chegada à “Estação Iguatemi”.
- Integração: Os cartões de integração e aplicativos de transporte já começam a exibir a nova nomenclatura.
O Resgate do Nome Histórico
A escolha do nome Iguatemi é uma homenagem direta à forma como os soteropolitanos se referem à região, mesmo após o Shopping Iguatemi ter mudado seu nome para Shopping da Bahia em 2015. A localidade permanece sendo o maior hub de transbordo e comércio da cidade, conectando a Av. ACM, a Av. Tancredo Neves e a Av. Paralela.