“Eu queria despertar as pessoas”, diz Nikolas Ferreira sobre caminhada em direção a Brasília

Denominada de “Caminhada Pela Justiça e Liberdade”, o ato tem como objetivo protestar contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

Por: Lucas Gravatá

Foto: Divulgação/Deputado Tenente-Coronel Zucco

Está prevista para este domingo (25), a chegada da caminhada iniciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Neste sábado (24), o grupo que o acompanha chegou na cidade de Valparaíso, na divisa entre o estado de Goiás e o Distrito Federal junto com o grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No vídeo publicado nas redes sociais deste domingo (25), o parlamentar cita que o objetivo da caminhada já foi concluído ao “despertar as pessoas” e incentiva a reflexão sobre o momento que o Brasil vive. “Hoje posso falar com todas as palavras do meu coração, que o Brasil acordou. Acordou contra os seus problemas locais, acordou contra a corrupção, é um povo que está mais atento e despertado para os escândalos do INSS, do Master, do Resort”, diz o deputado.

O parlamentar iniciou a caminhada na última segunda-feira (19) na cidade de Paracatu (MG), percorrendo a pé por mais 200km até chegar no entorno do capital federal. Durante a caminhada, o parlamentar recebeu apoio de outras pessoas, principalmente em cidades maiores como Luiziânia, outros membros do Congresso Nacional e até deputados estaduais, como o deputado Capitão Alden (PL-BA), da Bahia.

Denominada de “Caminhada Pela Justiça e Liberdade”, o ato tem como objetivo protestar contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro — condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e preso no Complexo da Papuda, em Brasília.

A manifestação tem destino a Praça do Cruzeiro, cerca de 6km da Esplanada dos Ministérios. Em sua decisão, o ministro do STF ordenou a retirada imediata de qualquer estrutura montada próximo ao complexo da “papudinha” e proíbe a ocupação de áreas ao redor das unidades prisionais. Moraes também autorizou a prisão em flagrante de pessoas que desobedecerem às ordens policiais durante a operação.

Neste sábado (24), o deputado Nikolas Ferreira vestiu um colete à prova de balas para participar da caminhada. Segundo sua assessoria, o deputado recebeu diversas ameaças pelas redes sociais de possíveis atentados contra a sua vida.