Mais de 1,1 mil agentes atuarão na segurança da Festa de Iemanjá 2026, no Rio Vermelho

Por: Redação Alvoroço

Foto: Ascom/SSP

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) vai empregar 1.152 profissionais entre policiais, peritos e bombeiros na Festa de Iemanjá 2026, que será realizada na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O objetivo é garantir a tranquilidade de fiéis, moradores, comerciantes e turistas durante as celebrações em homenagem à Rainha do Mar.

A Polícia Militar ficará responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas esperado para o evento. Já a Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, com equipes de pronto emprego, ações veladas e atividades de inteligência.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizará ações de prevenção e resposta a emergências, incluindo atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e operações de busca e salvamento terrestre e aquático. As equipes contarão com o apoio de drones e embarcações para reforçar o monitoramento das áreas marítima e costeira.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também integrará o esquema de segurança, com a atuação de uma Unidade Móvel de Perícia. A estratégia segue o modelo da Polícia Científica de Proximidade, com o objetivo de reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e dar suporte à gestão pericial em um evento de grande público.

O planejamento operacional inclui ainda o uso intensivo de tecnologia. Câmeras de monitoramento com sistema de Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e uma aeronave serão utilizados para ampliar a capacidade de vigilância e agilizar o deslocamento e a resposta das equipes em campo.

Durante toda a Festa de Iemanjá 2026, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) permanecerá ativado, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá o acompanhamento em tempo real das ocorrências e a tomada rápida de decisões ao longo do evento, considerado um dos maiores e mais tradicionais do calendário cultural e religioso da capital baiana.