Por: Lucas Gravatá

O ex-ministro e ex-deputado federal, Raul Jungmann, morreu na noite deste domingo (18) aos 77 anos. Jungmann lutava contra um câncer no pâncreas e estava internado no hospital DF Star desde o fim de semana. Antes, tinha recebido alta e estava sob cuidados paliativos em sua residência.
De Pernambuco, Jungmann iniciou sua militância política ainda na juventude, no Partido Comunista Brasileiro (PCB), quando a legenda estava na clandestinidade. Ajudou a criar o Partido Popular Socialista (PPS), onde permaneceu até 2018.
Ao longo da sua trajetória política, foi deputado federal por três mandatos e ocupou cinco ministérios. Esteve à frente das pastas do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Assumiu o Ministério da Defesa já no governo Michel Temer e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da recém-criada pasta da Segurança Pública, cargo que foi extinto no governo de Jair Bolsonaro e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promete recriar.