A escolha ocorre em meio à disputa dentro da direita de quem será o candidato ao Planalto e quem vai herdar o espólio eleitoral da família Bolsonaro.
Por: Lucas Gravatá

Foto: Reprodução X
O ex-presidente Bolsonaro sinalizou a escolha do filho e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como pré-candidato à presidência em 2026. O anúncio foi dado pelo próprio senador em suas redes sociais nesta sexta-feira (5).
Na rede social X, antigo Twitter, Flávio Bolsonaro disse que “confirma a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.”
“Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo. Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo.”
- Flávio Bolsonaro, em publicação no X
A escolha de Flávio Bolsonaro ocorre em meio à disputa dentro da direita de quem será o candidato ao Planalto e quem vai herdar o espólio eleitoral da família Bolsonaro.
Jair Bolsonaro está preso por tentativa de golpe e está impedido de concorrer às eleições após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente já estava inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022.
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), terceiro filho do ex-presidente, declarou apoio ao irmão e diz receber a notícia com profunda admiração e imenso orgulho.
“Meu irmão erguerá a bandeira dos ideais de nosso pai. Ele será o rosto da esperança em meio ao medo; da liberdade em meio à opressão. Ele representará todos aqueles que se recusam a se curvar diante da tirania.”
- Eduardo Bolsonaro, em publicação no X
Também nas redes sociais, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a pré-candidatura de Flávio. “Seguiremos juntos, trabalhando com responsabilidade e compromisso com o Brasil”, diz o comunicado.
Em tom religioso, a ex-primeira dama, Michele Bolsonaro (PL), se pronunciou nas redes sociais com uma republicação da nota do PL em seu storie e pede que “o Senhor Deus dê sabedoria, força e graça em cada passo” a Flávio Bolsonaro na disputa à presidência.
MERCADO FINANCEIRO
O mercado financeiro reagiu ao anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, entrou em queda livre, fechando o dia com um recuo de 4,31%, cotado a 157.369 pontos, depois de bater o recorde histórico de 164.455,61 pontos nesta quinta-feira (4).
O dólar, por sua vez, fez o movimento contrário e a moeda norte-americana fechou em disparada, cotada a R$ 5,43, com valorização de 2,34% frente ao real, depois de atingir R$ 5,31 no dia anterior.