Foragido desde setembro, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, saiu do Brasil e mora em Miami, nos EUA.
Por: Redação Alvoroço

Na tarde desta segunda-feira (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pediu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que formalize o processo de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Foragido desde setembro, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, saiu do Brasil e mora em à Miami, nos EUA.
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista do 8 de janeiro de 2023. Durante as investigações, Alexandre de Moraes proibiu o ex-diretor de deixar o Brasil e teve que entregar seus passaportes.
Brasil e EUA possuem acordo de cooperação desde 1961 e neste caso, o deputado está nas condições para ser extraditado.
Cassação
Com a ação penal transitado em julgado, ou seja, não cabendo mais recursos, o STF determinou que a Câmara dos Deputados declare a perda do mandato. Embora não haja deliberação da mesa diretora da Casa, há expectativa que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) paute a matéria ainda nesta semana.