Treinador vai chegar ao jogo 154 pelo Tricolor de Salvador e superar marca alcançada nos tempos do Leão do Pici

O futebol e suas coincidências marcam presença mais uma vez neste Campeonato Brasileiro. Depois de bater a marca de 500 jogos como técnico na derrota diante do Atlético-MG, no início do mês, Rogério Ceni vai atingir mais um número importante no jogo desta quinta-feira, pela 34ª rodada.
O Bahia vai se isolar como time que o técnico mais treinou na carreira justamente em duelo contra o Fortaleza, que foi dono do posto por muito anos.
Depois do empate do Bahia com o Internacional antes da pausa para a data Fifa, Rogério Ceni chegou a 153 jogos como comandante do Tricolor baiano, com 80 vitórias, 29 empates e 44 derrotas (aproveitamento de 58,6%). Ele já é o oitavo treinador com mais partidas na história do Esquadrão.
Treinadores com mais jogos na história do Bahia:
- Evaristo de Macedo: 385 jogos
- Pinguela: 208 jogos
- Zezé Moreira: 206 jogos
- Orlando Fantoni: 202 jogos
- Dante Bianchi: 190 jogos
- Carlos Froner: 169 jogos
- Joel Santana: 166 jogos
- Rogério Ceni: 154 jogos
Pelo Fortaleza, Ceni teve quase três anos de trabalho entre 2017 e 2020, interrompidos por uma breve passagem pelo Cruzeiro, com 81 vitórias, 33 empates e 39 derrotas (desempenho de 60,1%). No clube cearense, ele conquistou 44,4% dos nove títulos da carreira (Série B 2018, Copa do Nordeste 2019 e estaduais 2019 e 2020).

Trabalho consolidado

Rogério Ceni assumiu o time do Bahia no returno de 2023, quando conseguiu ajudar a equipe a escapar do rebaixamento. Um ano depois, ele conquistou uma vaga na Libertadores após 36 anos. Nesta temporada, além dos títulos do Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, o Esquadrão está na quinta colocação no Campeonato Brasileiro e caminha para a sua melhor campanha nos pontos corridos.
Ao longo da caminhada no Bahia, Rogério Ceni alcançou outras marcas significativas. O Tricolor fez o seu melhor primeiro turno na era dos pontos corridos, estabeleceu seu recorde de vitórias em casa no Campeonato Brasileiro e bateu, pela primeira vez, o Palmeiras no Allianz Parque, o Bragantino, em Bragança Paulista, e o Corinthians, em Itaquera.
O próprio Rogério Ceni alcançou marcas pessoais ao superar o Flamengo e o São Paulo pela primeira vez desde que iniciou a carreira como técnico.
Marcas do Bahia com Rogério Ceni:
- Fuga do rebaixamento (2023);
- Vaga na Libertadores (2024);
- Título Baiano (2025);
- Título da Copa do Nordeste (2025);
- Melhor primeiro turno na era dos pontos corridos do Brasileiro (2025);
- Melhor campanha em casa na era dos pontos corridos do Brasileiro (2025).
Nesta quinta-feira, contra o Fortaleza, Ceni reencontra o passado com o olhar voltado para marcas ainda mais significativas pelo Bahia. O time baiano briga para se manter no G-5 que garante não só vaga direta na Libertadores, mas a sua melhor campanha na era dos pontos corridos.
Fonte: GE Bahia.