Teresa Leitão assume liderança do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

Senador baiano fez anúncio nesta quarta (24): “Comum acordo”

Por Redação Alvoroço

Foto: Valdemir Barreto/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a escolha da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado Federal.

A parlamentar pernambucana substituirá o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou o cargo nesta quarta (24) após se tornar alvo das investigações da Polícia Federal (PF) relacionadas ao caso Banco Master.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente por meio das redes sociais. Na publicação, Lula afirmou que Teresa terá a missão de conduzir a articulação política do Palácio do Planalto na Casa e buscar a aprovação de pautas consideradas prioritárias para o governo.

“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, escreveu o presidente.

Trajetória da Senadora

Primeira senadora eleita por Pernambuco para o Senado Federal, Teresa Leitão está em seu primeiro mandato na Casa, iniciado em 2023. Antes de chegar ao Congresso Nacional, a parlamentar construiu uma trajetória de duas décadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde exerceu sucessivos mandatos como deputada estadual. Atualmente, ela também ocupa a liderança da bancada do PT no Senado e preside a Comissão de Educação e Cultura da Casa.

Nos bastidores de Brasília, o nome da senadora já vinha sendo apontado como uma das principais alternativas para substituir Jaques Wagner diante da crise envolvendo o ex-líder do governo.

Entre os principais desafios da nova líder estarão a construção de consensos em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, defendida pelo governo federal, e a articulação do debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1, bandeira que vem ganhando espaço no Congresso Nacional.

A nomeação também amplia a presença feminina em postos estratégicos da política nacional. Em abril deste ano, Teresa Leitão já havia sido escolhida para comandar a bancada do PT no Senado, tornando-se uma das principais vozes da legenda na Casa. Na ocasião, a parlamentar destacou a importância da ocupação de espaços de poder por mulheres na política brasileira.

Com a mudança, o governo Lula busca reorganizar sua base de apoio no Senado e fortalecer a articulação política para avançar na agenda legislativa considerada prioritária para os próximos meses.