Segundo o órgão americano, a medida visa impedir que imigrantes recebam “benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis.”
Por: Redação Alvoroço

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14) que suspenderá o emissão de vistos de imigrantes de 75 países. O comunicado foi realizado por meio da rede social X.
Segundo o órgão americano, a medida visa impedir que imigrantes recebam “benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis.”
“Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais explorada”, diz o comunicado.
Documentos obtidos pela TV americana Fox News, a suspensão dos vistos está prevista para começar a partir de 21 de janeiro. Segundo a emissora, o congelamento atinge o Brasil, Colômbia, Egito Iraque, Afeganistão, Rússia, Somália, Haiti, Irã, e outros.
O governo americano afirmou que a medida é por tempo indeterminado e permanecerá em vigor até que os “EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”.
Até o momento o Itamaraty não se posicionou a respeito da medida. Segundo a apuração da CNN Brasil, o governo brasileiro não foi avisado oficialmente sobre a decisão do governo americano. Por isso, a orientação tem sido a de adotar cautela e aguardar que a gestão de Donald Tump oficialize a decisão, já que não detalhes sobre o alcance da medida.