Equipamento está fechado há mais de uma década
Por Redação Alvoroço

Um dos mais emblemáticos monumentos históricos de Salvador está prestes a ganhar uma nova fase. Fechado à visitação há mais de uma década, o Forte São Marcelo foi oficialmente cedido pela União ao Governo da Bahia e deverá passar por obras de requalificação para ser reaberto ao público em até dois anos.
A formalização da cessão foi anunciada nesta segunda-feira (22) e representa um passo decisivo para a recuperação de um dos principais cartões-postais da capital baiana. A gestão do equipamento ficará sob responsabilidade do governo estadual, que pretende transformar o espaço em um novo polo de cultura, turismo e valorização da memória histórica baiana.
Segundo o governo estadual, a expectativa é que as intervenções sejam iniciadas após a elaboração dos projetos executivos e dos processos licitatórios necessários. A proposta é promover uma ampla recuperação estrutural do imóvel, respeitando suas características arquitetônicas e históricas.
O equipamento está fechado desde 2011, quando problemas estruturais e o avançado estado de deterioração tornaram inviável a permanência de visitantes no local. Desde então, diversas tentativas de recuperação foram anunciadas, mas não chegaram a ser efetivadas.
A reabertura do Forte São Marcelo é aguardada com expectativa pelo setor turístico e por especialistas em patrimônio, que veem na iniciativa uma oportunidade de devolver à população um importante símbolo da história baiana, além de fortalecer o turismo cultural em Salvador.